Neutralizante é indicado para tratamento e recuperação dos cabelos?! Parte 1

26 jul

Oi Pessoal,

Esses dias eu estava lendo em um blog que neutralizante recuperava os cabelos…mmm….isso é veradade do ponto de vista químico? Como funciona?

Em primeiro lugar vamos ao que é neutralizante, segundo [1]:

Os neutralizantes podem ser ácidos ou bases e, apesar do nome, não necessariamente vão conferir neutralidade (pH 7) à formulação. Os neutralizantes ácidos, chamados de acidulantes, são usados para neutralizar bases em formulações em que o pH pode ser excessivamente alto e/ou mesmo usados para conferir acidez à formulação.

Os alcalinizantes têm o uso contrário ao dos acidulantes, ou seja, são usados para neutralizar ácidos em formulações com pH excessivamente baixo e/ou para conferir basicidade às formulações.

Na prática se você colocou um produto muito ácido nos cabelos e aplica em seguida uma solução com ph básico, ocorre a neutralização.

Exemplo de química com uso de neutralizante:

-Alisamento com Tioglicolato de Amônia (PH básico) que ele age rompendo as pontes de Cistina dando uma nova forma que é dada pela pessoa (cabelereiro). O neutralizante pode ser a base de peróxido de hidrogênio. O Peróxido de hidrogênio é um agente oxidante que é utilizado em preparações com pH ácido (2 – 2,5). E ph ácido fecha as escamas abertas pelo produto alisante (que tem, ao contrário, um pH básico de 9 a 12).

Aí vem a pergunta, neutralizar (acidificar ou “basificar”) os fios é bom para os cabelos? Lembre-se: os fios possuem um ph ideal e se banhar de soluções muito ácidas e muito básicas não farão bem aos seus fios! Aplicar soluções de ph altos/básicos (acima de 7) ou baixos/ácidos (abaixo de 4) não farão bem aos fios, é como aplicar uma química aos fios, na primeira semana ok, no segundo mês começa a ficar feio e aí a pessoa recorre a tratamentos, reconstruções capilares!

Se o ph do couro cabeludo está entre 4.0 e 5.6, a camada hidrolipídica que protege o cabelo tem pH levemente ácido entre 4,2 e 5,8.  Portanto, PH ideal para um shampoo de uso diário está entre 5 e 6.

Eu, particularmente sou contra shampoos anti-resíduos, porque ph acima de 6,1~6,5 tende a abrir as cutículas  e isso tende a deixar o cabelo opaco a longo prazo! Meu cabelo naturalmente já possui brilho, mas porque evito os extremos (nem ph muito ácido, nem muito básico).

Sobre produtos muito ácidos leia CUIDADO COM PRODUTOS COM PH ABAIXO DE 4,0

Portanto, se você quer neutralizar fios, só se acabou de passar uma química nos seus cabelos, caso contrário, não é saudável aplicar ph muito ácidos ou ph muito básicos nos fios! Recorra a isso se for fazer somente uma tintura, alisamento.

Veja na Figura o ph que trabalha as químicas (relaxamento, descoloração) e produtos (shampoo, condicionador).

fio cabelo

fio de cabelo e tabela de ph

Tenho visto muitas pessoas aplicando neutralizantes após vários dias, semanas, meses após ter feito uma determinada química nos cabelos? Será que isso funciona do ponto de vista químico? Isso vamos ver no próximo post!

Abaixo a referência que fala da definição de neutralizante:

[1] Pedro, R., Conceitos de Química Orgânica e Reologia aplicados à Cosmetologia, Apostila Cosmetologia Express, Racine, 2004

Super beijus,

Re Rosa

14 Respostas to “Neutralizante é indicado para tratamento e recuperação dos cabelos?! Parte 1”

  1. Edinea de Paula junho 27, 2014 às 4:18 pm #

    Boa tarde.. Estava estragando meu cabelo e não sabia…fazia UTI… Por isso minhas pontas sempre com pontinhos brancos e pontas duplas.. Fazia corte bordado e depois voltava tudo..Meu cabelo já esta frágil muitos anos descolorindo, agora escureci para tratar e vê se ele cresce..tenho um ótimo cresvimento, mas nas pontas quebravam muito…continua fraco meu cabelo já cortei..não sei mais o que faço… Acho que tenho que ter paciência.. Bjs amei
    Se vc poder me ajudar em alguma coisa a respeito desse bênção de cabelo te agradeço…

    • Renata Rosa junho 27, 2014 às 10:04 pm #

      Oi Edinea,

      essa uti serve pra infartar os cabelos..rsrsr…mas sem brincar, quimica desnecessária acaba com os cabelos! E agora vc tem que ter paciencia! No maximo usar um produto pra cuidar aos poucos dos fios (indico o de aminoacidos da Marie Solti pra fazer reposição deles que tem ph adequado, e é sem sulfato, é bem leve)…e paciencia, e sendo mulher é dificil ter paciencia ne? E um corte nem que seja 1 dedinho a cada 2 meses tbem ajuda a dar força, eu faço isso nos meus cabelos, cortar nem que seja um poquinho! Minha irmã tbem clareava os cabelos e escurecer eles ajudou a deixa-los mais bonitos, pque o clareamento danificou mais que a tintura escura.

      super beijus e inté,
      Re

      • Edinea de Paula julho 6, 2014 às 2:11 pm #

        Obrigada pelo carinho….RI muito infartar o cabelo, acho que o meu infarto de verdade..rsrs
        Já não sei o que faço, hidrato faço umectacao, gasto dinheiro com esse cabelo. Ele insiste em quebrar as pontas…agora abolir tinta, só estou na henna..já cortei acho que vou ter cortar de novo…já não aguento mais meus cabelos acima do ombro, pior que eu tem um ótimo crescimento na raiz…pelo fato das pontas estarem fracas não parecem crescimento…triste…Eu sei que a culpa foi minha, muitos anos descolorido e estragando, quando me dei conta já era um cabelo lindo…

      • Renata Rosa julho 13, 2014 às 3:39 pm #

        Oi Edineia,

        a descoloracao faz isso mesmo, já vi muita gente com o cabelo lindão, liso, brilhoso e foi descolorir e depois começou a ter quebra, pra vc ver como um cabelo de qualidade pela descoloracao acaba se danificando e nao tem jeito, melhor tingit de mais escuro e nao de loiro que fica bem mais saudável…vc esta com ele mais escuro ou ainda esta descolorindo? Usa produtos a base de aminoacidos…mas pra tirar o descolorido só o corte mesmo!

        super abraços,
        Re

  2. Fernanda dezembro 16, 2014 às 6:26 pm #

    Muito interessante seu ponto de vista. Eu fiz a Uti capilar quando eu estava completamente desesperada após uma power descoloração, usava todos os tipos de produtos profissionais e pela minha impressão a uti deu certo no meu caso, pq na primeira aplicação do neutralizante ele não ficou mais elástico. Achei muito interessante e gosto de ver os dois lados da moeda. Concordo contigo que cabelos saudáveis não precisam disso… de forma alguma. Mas no meu caso acho que ajudou, o que você acha? Estava com o cabelo super elástico… Devo continuar a uti capilar ou paro já que me cabelo está melhor?

    • Renata Rosa dezembro 16, 2014 às 7:02 pm #

      Oi Fernanda,

      eu pararia, interessante que no seu caso funcionou, mas neutralizacao faz a abertura e fechamento radical das cuiculas e a cada neutralizacao se perde mais aminoacidos, entao se resolveu bem..mas se o seu cabelo já está bom entao pare, senao vc pode começar a ter resultado inverso!

      super beijus,
      Re

  3. maria petrucia fevereiro 15, 2015 às 8:22 pm #

    eu aliso meu cabelo com guanidina da alta moda so raiz posso fazer a uti usando o neutralizante hair fly mel e lanolina

    • Renata Rosa fevereiro 15, 2015 às 8:36 pm #

      Oi Maria,

      eu nao aconselho, sou contra a UTI pelos motivos de fragilizaçao futura dos fios, e nao aconselho nem esse e nenhum neutralizante, a nao ser que vc fez uma quimica e precisa neutralizar com ele, mas só usar ele aí nao recomendo, aí recomendo usar mascaras de tratamento de ph de 4,5 a 5,5.

      Super beijus,
      Re

  4. Kate junho 23, 2015 às 6:49 pm #

    Adorei esse Blog. Muita informação!

    Eu faço progressiva há uns 5, 6 anos, meu cabelo sempre foi brilhoso, bonitinho, no entanto venho me incomodando com quebras, pontas duplas, triplas e pontas espigadas.

    Já usei queratina, comprei boas mascaras e nada. Evito passar chapinha nas pontas e quando passo, aproveito o quente da chapinha ja desligada. Uso oleos e reconstrutores tb. O tamanho é médio quase longo. Tenho certeza absoluta que a quebra foi ocasionada pelo afinamento do fio, causado pela acidificação da progressiva. Meu cabelo é preto, cacheado, fio muito grosso, cheio e muito pesado.
    O que fazer?
    Pode me indicar uma mascara com pH adequado para cabelos “progressivados”.

    Pode me dizer se existe alguma progressiva menos agressiva ao fio e ao couro?

    Descobri uma chamada Tioglicolato de AMP da Grendha, só que não conheço ninguém que aplica e tenho um pouco de medo do Tioglicolato.

    Eu acompanhava um bom blog sobre cabelos: “Cabelos&Sonhos” só que não adianta pedir p ele citar uma boa progressiva, ele não responde, todas fazem mal, todas tem ácidos, exceto a que ele usa (e ele não revela o nome nem ferrando)…

    Bjs

    • Renata Rosa julho 27, 2015 às 11:15 am #

      Oi Kate,

      a úica marca que indico pra cabelos progressivados é da Marie Solti,a linha de aminoácidos, as demais marcas trabalham em sua maioria com ph baixissimos causando maleficios aos fios!

      bjus!

  5. Denise Oliveira abril 15, 2016 às 11:31 am #

    Parabéns muito bom este post.

  6. Jéssica Marques abril 17, 2016 às 5:45 pm #

    olá bom tarde eu conheço um produto que se chama UP LISS o ph é 2 o que vc me diz sobre esse produto você recomenda pra usar nos cabelos?

  7. Miriam Conceição Carvalho da Silva janeiro 12, 2017 às 6:24 pm #

    Renata, eu faço uma vez por mês reconstrução capilar, na limpeza utilizo bicarbotato de sódio diluído em água, e após uso o vinagre de arroz (pesquisei e vi que ele possui ph 2,7) para equilibrar o ph do meu cabelo. Esse tratamento pode vir a danificar os fios, do ponto de vista químico.

    • Renata Rosa fevereiro 1, 2017 às 1:48 pm #

      Oi Miriam,

      a longo prazo irá danificar sim com o uso contínuo…se for um intervalo de mes(es) aí nao!

      bjus

Deixe um comentário

