A estrutura do cabelo (Aminoácidos, péptidos e proteínas) – Parte 1

2 out

Pessoal,

Vi um artigo bacana super detalhado sobre a estrutura do cabelo e resolvi traduzir e postar aqui! Porém separarei em Parte 1, 2, 3 e 4 para não ficar muito longo!

Aqui postarei a Parte 1, voilá!

O cabelo é em grande parte composto da proteína chamada queratina. Queratina não é um composto único, mas uma família de compostos relacionados. Como todas as proteínas, ela  é um ácido poliamino.

Existem 20 aminoácidos que ocorrem naturalmente nos em seres vivos. Eles todos têm a fórmula geral em que a cadeia lateral R pode ser uma variedade de grupos.

Eles são chamados α-aminoácidos (ou 2 amino acidos) para indicar que o grupo-NH2 e o grupo-COOH está ligado ao mesmo átomo de carbono. No qual o mais simples α-amino ácido , está a glicina (ácido aminoethanoic), R = H. Veja que é o Hidrogênio ligado ao R da cadeia acima!
Os aminoácidos são compostos bifuncionais – o grupo carboxílico é ácido e tende a perder um próton e o grupo amino é básico e tende a adquirir um próton. Devido a isso, existem aminoácidos chamados “Zwitterions”, +H3NCH(R)COO. Embora em geral Zwitterions neutros têm cargas iónicas, o que explica porque os aminoácidos são sólidos cristalinos, apesar de suas massas moleculares serem relativamente baixas. Portanto eles são cristaizinhos!!

Zwitterion, do alemão “zwitter” (híbrido), “sal interno”  é um composto químico eletricamente neutro, mas que possui cargas opostas em diferentes átomos. O termo é mais utilizado em compostos que apresentam essa cargas em átomos não-adjacentes. Podem se comportar como ácidos ou bases, portanto são  anfóteros.

Os aminoácidos, por exemplo, se comportam como ácido por causa do grupo carboxila (-COOH) e como bases por causa do grupo amina (NH2). Isso possibilita a reação da parte ácida com a parte básica, gerando um sal. Como ela se dá no mesmo composto, o sal formado é chamado de “sal interno”

Nas representações em 3D, átomos de carbono são de cor cinza,  hidrogênio é branco, oxigênio é vermelho, azul nitrogênio é azul e enxofre é amarelo.

Os 20 que ocorrem naturalmente aminoácidos pode ser examinado na Figura abaixo.

Na parte 2 vermos que ao olhar para as estruturas dos aminoácidos. Irão ver que alguns deles possuem cadeias laterais (os grupos R) que são ácidos ou básicos

Um super beijo molecular!

Re.

4 Respostas to “A estrutura do cabelo (Aminoácidos, péptidos e proteínas) – Parte 1”

  1. carolina barbosa outubro 2, 2012 às 6:16 pm #

    OI, nossa Amei! Adorei o post super interessante, estou aguardando ansiosamente pelos próximos! Beijos

    • Renata Rosa outubro 2, 2012 às 9:14 pm #

      Brigadu Carol!! ;-D
      Eu quando vi o documento também gostei da explicação…aprendi bastante! E dividi em 4 partes pque ele é bem compridinho! rsrsrs

      Beijos moleculares proce..rsrs

  2. José Luiz Normal Xups março 21, 2014 às 5:03 pm #

    Oi , precisava saber as referências dos artigos por gentileza

Deixe um comentário